Há uma corrente de analistas financeiros que defendem que não vale a pena comprar um imóvel.
Mas se você for pra vida real verá que nem sempre é possível guardar a diferença de uma parcela, e você acaba passando 10 a 20 anos com essa ilusão e não adquirem nada. Mas uma regra imutável é: sempre valerá a pena investir na casa própria.


Pra isso é necessário fazer um planejamento financeiro. E aqui tem quatro passos pra você começar a se organizar financeiramente e investir na compra de um imóvel.


1. Saber para onde vai o dinheiro

Você já teve aquela sensação de olhar o extrato bancário e quase cair de susto ao ver a quantia (sempre menor do que você esperava) que está lá? Isso acontece com muita gente e com muita frequência. Uma boa maneira de evitar esses sustos é ter o controle do seu dinheiro fazendo o planejamento.


2. Descobrir quanto pode economizar

Uma vez que você descobriu para onde vai cada centavo do seu salário, pode analisar quanto sobra dele todos os meses — ou quanto pode sobrar se você economizar aqui e ali.


3. Evitar contrair dívidas

Esse é quase um desdobramento do motivo anterior. Se você sabe de quanto dinheiro vai precisar, não terá que pedir emprestado nem pagar juros altíssimos a bancos e financeiras para honrar seus compromissos.


4. Alcançar objetivos mais rapidamente

Um planejamento financeiro funciona como uma bússola para você alcançar seus objetivos. Sabendo exatamente aonde quer chegar, você cria mais engajamento com a sua própria causa e atinge mais facilmente as suas metas intermediárias, até o sucesso final. Que é a compra do seu imóvel.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies